Pirenópolis – GO

A cerca de 150km de Brasília fica a cidade de Pirenópolis no Goiás.
Pirenópolis é uma cidadezinha linda, rodeada de diversas cachoeiras e com um centro histórico delicioso de passear.
Já perdi a conta de quantas vezes já fui na cidade, e cada vez é uma experiência mais gostosa e diferente da anterior.

O centro da cidade tem várias lojinhas, principalmente de artesanato (basta você procurar o que realmente é o artesanato local), loja de jóias com pedras da região, barzinhos, restaurantes, sorveterias, além da pracinha principal (que também tem um artesanato mais “roots”) e da igreja da Matriz (ponto de referência da cidade).

O que me encanta na cidade são as ruas ainda de pedra, lembrando o estilo colonial, junto das casinhas lindamente pintadas e arrumadinhas.

img_2843

  • Hospedagem

Há uma grande variedade de locais para se hospedar em Piri: desde hoteis, pousadas mais luxuosas, pousadas mais simples, casas para alugar e até quartos compartilhados em hosteis.

Não foge muito você procurar num booking.com por exemplo e achar o que procura!
Minha única dica é a localização. Se estiver procurando pousadinhas, as melhores são aquelas que você pode ir caminhando até o centro com muita facilidade. Por isso, atente-se a isso, pois o conforto é muito maior para andar pela cidade🙂

Já fiquei em algumas pousadas, e gostei de todas pro que sabia que elas proporcionariam:
– Pousada dos Pirineus (muito boa, enorme, ótima estrutura pelo que me lembro – fui faz muito tempo..);
– Pousada São Judas Tadeu (gostei bastante por ser MUITO perto do centro. Ótima localização, piscininha, pequena mas aconchegante);
– Pousada D’Braga e Pousada O Ninho (um pouco mais distante do centro – não íamos caminhando – apenas o quarto para dormir, bem arrumadinha).

  • Cachoeiras

Pirenópolis tem uma variedade enorme de cachoeiras. Opções com almoço, sem almoço, trilhas maiores ou menores, triplas com uma ou mais de uma cachoeira.

Um cuidado que você deve ter é na época de seca, pois as cachoeiras podem estar secas ou quase secas. Por isso, atente-se a isso.

mapa

 

  • CACHOEIRA DO ABADE

A cachoeira do Abade é uma das mais conhecidas por ser de um acesso bastante fácil.
Do estacionamento até a cachoeira você consegue chegar andando cerca de 400m. No entanto, hoje há uma trilha de 2,4km que também dá acesso à cachoeira, mas passando por alguns mirantes, pontes e outras quedas d’águas ao longo da trilha. Vale muito à pena fazer! Essa é minha trilha preferida até o momento🙂

iooi7012

bjqd0314

img_2891

oeur3654

vjwx9519

tqcn6409

kfjn6964

img_2887

305875_306328969392068_1912818422_n

  • CACHOEIRA DO ROSÁRIO

A Cachoeira do Rosário é uma das várias opções de cahus em Piri, e na minha opinião é bastante bonita!
Lá você caminha muito pouco até a cachoeira, e passa por duas piscinas naturais bastante transparentes e bonitas (e também muito geladas!!).
A cachoeira é linda, tendo uma gruta na parte de traz que dá um pequeno diferencial. É lindo!
Quando fui estava bastante tranquilo o movimento, o que fez valer muito à pena a tranquilidade.

img_2049

img_2080

ilks0958

Vista da gruta para a cachoeira

img_2133

Paredão na entrada da gruta da cachoeira

tuge0392

nrmn5363

Cachoeira na seca (bem pouca água caindo..)

  • CACHOEIRA DOS DRAGÕES

Seguindo um pouco mais a estrada que dá acesso à cachoeira do Rosário dá pra chegar até a trilha dos Dragões. Não vou falar muito nem acrescentar fotos porque ainda não fui, mas quando estivermos na época de cheia novamente nas cachoeiras, com certeza vou dar um pulinho lá. Creio que valha bastante à pena!