Natal – RN

Natal, a cidade do sol!

18/07/2011 a 25/07/2011

Não é a toa que a cidade tem esse nome. Lá faz sol o ano todo!

Eu fui pra Natal em Julho de 2011 e passei uma semana por lá. A previsão do tempo mostrava chuva no nordeste, e também em Natal durante esses sete dias. Mas somente em um ou outro dia eu senti uma chuvinha, durante a noite, que não durava nem 10 minutos.

Chegamos no dia 18/07 bem de noite. Deu tempo de chegar na pousada que íamos nos hospedar e dormir.

Hospedagem

Como de costume, eu pesquiso muito na internet sobre hotéis, pousadas, de forma que consiga um lugar bem localizado com um bom preço.

Ficamos na Pousada América do Sol, que fica na famosa praia de Ponta Negra.

A pousada é bem perto do morro do careca, e do quarto é possível ouvir o som do mar.

Achei muito bem localizada, pois nessa rua há muitos restaurantes, lanchonetes, lojinhas.

O dono da pousada, Luc, está sempre por lá. É um francês muito educado e nos ajudou em tudo. Ele e a recepcionista nos ajudaram a achar restaurantes, a reservar passeios com preços melhores, etc. O pessoal lá é muito legal.

O café da manhã é bem gostoso, e a cozinheira ainda faz tapiocas se você quiser.

Ficamos por 7 noites em  1 quarto Triplo com vista pro mar pelo valor total de R$ 1.120,00.

 

Praia de Ponta Negra

É uma praia muito movimentada. Muitos turistas, moradores, ambulantes.

Da pousada que ficamos, era só atravessar a rua que já estávamos na praia, bem pertinho do principal cartão postal da cidade, o Morro do Careca. O Morro do Careca é uma duna cercada por vegetação. Antigamente, era possível subir no morro, no entanto, hoje em dia não se pode mais, chega até a ser perigoso.

Na praia, existem barracas já prontas, e você pode alugar cadeiras de sol, guarda-sol, etc. Dê uma andada pela praia e pesquise preços.

Nós simpatizamos com uma senhora dona de uma barraca que ficava na frente da pousada. Ficávamos lá quando queríamos só sentar e comer alguma coisa. Mas a praia é grande e bem movimentada! É bem gostoso andar de uma ponta a outra.

Se você for pela orla, vai encontrar várias barraquinhas mais pro final da praia vendendo bikinis, camisas, cangas. Então ande bastante!

As pessoas são bem humildes e simpáticas por lá. A impressão que tive foi de um povo bem educado que trata bem as pessoas. Isso me chamou muito a atenção.

Passeios

Vou descrever os passeios que fizemos.

Litoral Norte

Esse passeio é um passeio obrigatório. O melhor a se fazer é contratar uma empresa, pois eles já tem o trajeto todo certo pra você se divertir bastante. De buggy, passamos por várias praias, duas lagoas, dunas, etc. Paramos em alguns locais que eles montam pros turistas fazerem esquibunda, aerobunda, etc. Nesses locais, você vai encontrar pessoas que vão tentar te vender de tudo. Vão tirar fotos de você no passeio e vão até você para vender as fotos reveladas que eles tiraram, vão te oferecer animais pra você tirar fotos, vão oferecer pra te mostrar como tirar fotos divertidas com latinhas, e às vezes, você nem percebe e eles já estão te pedindo “uma ajuda” em retorno. Por isso, tome cuidado, e não fique aceitando qualquer simpatia por aí.

Nada além do buggy está incluso no passeio. Se você quiser descer no aerobunda que eles tanto fazem propaganda, você vai ter que pagar. Se não me engano, cada decidinha deve custar entre 5 e 8 reais. Paramos também em um aquário (opcional), mas se você quiser entrar, tem que comprar a entrada também.

Fora isso, fora todo o dinheiro que eles querem tirar do turista, é um passeio inesquecível e sem igual. Para quem nunca tinha feito algo parecido (como eu), é uma paisagem e tanto, uma experiência e tanto!

Praia da Redinha

Dunas de Genipabú

Ao final do passeio, tem a parada para o almoço e depois o retorno à pousada.

Litoral Sul

Nesse passeio, optamos por alugar um carro e irmos nós mesmos dirigindo e parando nas praias. O aluguel do carro deve ter ficado em torno de 70 reais, mais o combustível. Como estávamos em 4 pessoas, valeu mais a pena que se fóssemos por alguma empresa de turismo. Tivemos mais liberdade também fazendo o passeio por conta própria.

Com um mapa e um pouco de informação na pousada, tiramos de letra. É muito fácil o acesso às praias.

Aconselho a não perder muito tempo em cada parada, se a intenção é conhecer o máximo de praias em um dia de passeio.

Paramos em várias praias, no maior cajueiro do mundo (como eles dizem), e fomos em direção a Pipa, que seria nossa última parada.

Acabou que não conseguimos descer na praia de Pipa, pois demoramos tempo demais almoçando quando chegamos na cidade.  Se puder, durma uma ou duas noites em Pipa. É uma cidade bem turística, agradável, com uma vida noturna agitada, principalmente aos finais de semana.

Aconselho bastante fazer um passeio desse tipo, conhecendo as praias do litoral sul de carro. Você fica com a sensação que conheceu o máximo que pode, aproveitando o tempo da sua viagem.

Praia de Pitangi do Norte

Praia de Búzios

Praia do Madeiro

Praia do Amor

City Tour

Também optamos por não comprar um city tour, e fomos desbravar a cidade de ônibus mesmo. O que também foi fácil de fazer. Nada que um mapa não ajude! Lá na pousada encontramos tantos mapas que pareceu muito fácil, e na verdade, foi bem fácil.

Visitamos uma Catedral antiga, cheia de história, o teatro Alberto Maranhão, a Casa de cultura. No entanto, achei muito fraca a cultura da cidade. Falta de investimento para manter os monumentos. Mas esse é um problema comum nas cidades aqui do Brasil.

Bom mesmo foi andar de ônibus e conhecer o rítmo da cidade, as ruas, o povo.

Recomendações:

Restaurantes:

Camarões – o melhor dos frutos do mar

Tábua de Carne – Agradável restaurante de rodízio de carnes

Compras: (eu ia andando de onde estava hospedada)

Feirinha de artesanato – Ponta Negra

Shopping do Artesanato Potiguar – Ponta Negra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s