Creta

Balos beach

Começamos a nossa maravilhosa viagem da Grécia pela ilha de Creta, a maior e mais populosa das ilhas gregas. Não posso deixar de mencionar que a ilha contempla algumas das praias mais lindas que já conheci na minha vida, e dentre elas, a praia de Balos (foto acima), a mais incrível de todas as praias.

Apesar de haver tantas ilhas gregas para escolher, a escolha por Creta não foi difícil. Havia um vôo bastante barato (cerca de 50 euros) que saía de Marseille na França, pela Ryanair, e então resolvemos arriscar. O vôo ia até uma das principais cidades de Creta, Chania. Com um pouco mais de pesquisas na internet, entendi que todos os dias de viagem pelo país não seriam suficientes pra conhecer todas as belezas dessa única ilha!!😀😀

A viagem ficou ainda mais marcante pela companhia vibrante que tive de amigas que fiz durante esta viagem. A princípio, eu tinha combinado com uma amiga da universidade que estava de intercâmbio em La Rochelle. Essa amiga convidou outra amiga que também morava lá, que convidou uma amiga (também de intercâmbio em outra cidade francesa), que chamou mais uma amiga. Éramos, então, cinco brasileiras que se conheceram basicamente no aeroporto de Marseille e estavam prestes a conhecer algumas das praias mais bonitas do mundo juntas.

Tínhamos reservado 4 dias para conhecer as principais praias do oeste da ilha. Sim, a ilha é imensa e tivemos que escolher a dedo a região e os lugares que visitaríamos. Sendo bem sincera, 4 dias foram só um breve tira-gosto. Acho que um mês pela ilha ainda não seria suficiente pra conhecer tudo que a ilha reserva, mas com certeza um dia ainda volto lá pra passar o máximo de dias que eu puder!

Obs. A ilha é IMENSA! Por isso,  escolha literalmente a dedo cada praia que quer conhecer, veja opiniões de locais, opiniões na internet, e não perca tempo.

Aqui o mapa da ilha como um todo. Conhecemos somente algumas praias dessa região de Chania. Em seguida, o mapa da região, onde estão marcados os locais que visitamos.

mapa-creta

foto (1)

  • Locomoção

Alugar um carro é fundamental se você realmente quer conhecer as melhores praias. Para o primeiro passeio que fizemos não precisamos do carro, mas para os outros dias, não sei o que seria da gente sem ele.

Alugamos nosso carro na OK RENTAL, e, sem muita burocracia, duas diárias nos custou 100 euros.

  • Hospedagem

Nos hospedamos em 3 diferentes lugares, no intuito de facilitar os passeios. No entanto, com o aluguel do carro, essa locomoção não é necessária. Eu escolheria, numa próxima viagem, apenas um desses hotéis que ficamos para conhecer essa região, e só mudaria dele no momento que a visitação das outras atrações estiver ficando mais longe.

O primeiro hotel que nos hospedamos foi o Niriis hotel, depois o Revekka Rooms, e por último o Manos studio. Os três foram ótimos,quartos limpos, pessoas muito receptivas e atenciosas.

 

  • O nosso roteiro
  • Dia 1

No nosso primeiro dia de passeio, fomos fazer uma visita ao Samaria National Park.

Nos informamos no hotel sobre onde conseguiríamos o ônibus que nos levaria até o parque. É preciso se informar sobre os horários dos ônibus com antecedência, pois por ser um passeio bem longo, é preciso sair cedo e pegar o primeiro ou o segundo ônibus em direção ao local. Esse ônibus sai da estação rodoviária principal de Chania.

O parque é lindo e enorme. Desde a entrada do parque (onde se paga uma taxa de 5 euros) até a praia que se encontra no fim deste, faz-se uma trilha de cerca de 16 km. Foi nesta praia (Agia Roumeli) que pegamos um barco de volta ao local onde conseguiríamos pegar o ônibus de volta ao centro de Chania . O ticket do barco você compra ao término da trilha.

Ao longo do parque existem vários banheiros e bebedouros, além de um visual lindo no meio das pedras e da natureza.

Sugiro o uso de um tênis ou uma bota adequada para trilha (é sério!!!). No mais, as imagens explicam por si só. *.*

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Dia 2

O segundo dia foi o dia mais especial. Creio que não só pra mim, mas para todas nós.

Visitamos duas praias maravilhosas: Falassarna e Balos❤❤❤

Já havíamos alugado o carro neste dia, uma vez que não faço ideia de outras formas de chegar na praia de Balos sem um carro. Creio que haja passeios tanto terrestres quanto de barco, mas não tenho certeza.

A praia de Falassarna foi bem fácil de chegar, mas creio que depois do momento fotos nós não ficamos nem uma hora por ali, pois a principal atração do dia era a praia de Balos.

A estrada em direção a Balos não é muito boa por ser em grande parte estrada de terra após o momento que acaba a rodovia. Apesar da tensão da subida, e as eventuais curvas, a vista lá de cima é incrível!! Por estar dirigindo, não consegui fotos na estrada, mas cada pedaço ficou gravado na minha memória!!

Assim que estacionamos o carro, entramos na trilha em direção à praia. A medida que íamos andando, íamos descobrindo um visual cada vez mais lindo… Chega uma hora que você vê uma pontinha lá embaixo, depois das pedras, de um azul lindo…. e esse azul vai se tornando cada vez mais indescritível a cada passo!!
Apesar das fotos terem ficado muito bonitas, o visual ao vivo e a cores, visto pelos seus próprios olhos é um milhão de vezes mais bonito!! O lugar é incrível, maravilhoso. Não tenho palavras pra descrever a sensação de chegar do alto e ter toda aquela vista bem ali!
TODA a viagem valeu a pena naquela incrível caminhada. É simplesmente a praia mais bonita que já vi em toda a minha vida. *.*!!!!
Não haviam barracas, vendedores ambulantes.. Somente aquela natureza indescritível. Só digo uma coisa: preciso voltar lá pelo menos mais uma vez ou duas vezes durante a minha vida.

 

IMG_2480Falassarna

IMG_2488Falassarna

IMG_2713Trilha pra chegar na praia de Balos

IMG_2711

IMG_2709A descida pra praia

IMG_2543

Vista da praia de Balos na trilha

IMG_2645
IMG_2650
IMG_2661

  • Dia 3

No terceiro dia fizemos um passeio mais longo. Bastante tempo dirigindo, dentro do carro. Um pouco de chuva, mas nada que atrapalhasse nosso dia, até porque no momento em que chegamos na praia que queríamos visitar, a chuva deu uma trégua.

O objetivo era conhecer a praia de Elafonisi, considerada também uma das mais bonitas da ilha (todas as que visitamos estavam na lista das mais bonitas – principalmente a praia de Balos).
Praticamente acampamos por ali. Passamos todo o tempo deitadas, tomando o sol que aparecia, tomando banho no mar, tirando fotos. Sem falar que ainda estávamos atordoadas com o passeio do dia anterior. Esse foi um dia de descanso, apesar do longo caminho até chegar lá. No entanto, dirigir até lá valeu também muito a pena pra conhecer as pequenas cidades que aparecem no caminho, e o visual natural da ilha que não deixa de ser lindo!

 

IMG_2741

IMG_2742

  • Dicas.

– Se o seu roteiro for corrido como o nosso, deixe para conhecer a cidade durante a noite.

– Aproveite para ter um bom jantar em um dos tantos restaurantes no centro de Chania. Depois caminhe por ali.

– Se procurar por baladas, lá você encontra várias. Obs. Eles dão drinks só pra você entrar e sorrir lá dentro (não sei se também para homens eles fazem isso rs)

– Na época que fomos (Abril), ainda não era alta temporada. Então não tinham tantos turistas, o que eu achei ideal para curtir as praias com bastante tranquilidade. Além disso, os restaurantes te oferecem várias coisas que estão além do que está no menu. Conversando, acrescentamos ao nosso jantar uma jarra de vinho, a sobremesa e um drink no final. Top!!😀

– Leve sempre lanches para os passeios, pois nem sempre (ou quase nunca) você vai encontrar alguma barraca de comida nas praias.

– Leve água e protetor solar para os passeios.

– Não beba água da torneira nas ilhas, pois ela não é própria para beber.

– No mais, aproveite! A Grécia é um país mágico!!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s