Côte d’Azur

A região sul da França tem um charme cheio de detalhes!

Uma visita na Provence e na Côte d’Azur pode fazer você ver a sua viagem com outros olhos!

Falando um pouco da Costa azul, ela é o litoral sul da França, mais conhecido como Riviera Francesa. Banhada pelo mar mediterrâneo, a região atrai muitos turistas, principalmente no verão. Mesmo com as praias sendo de pedras, elas costumam ficar bastante lotadas com turistas de várias partes do mundo mas principalmente da Europa.

Minha visita foi feita no fim de junho de 2014, e vou explicar um pouco como planejei minha passada por ali!

Pra falar a verdade, achei um pouco difícil a escolha das cidades pelas quais eu gostaria de passar. Li muitos relatos na internet, e fiquei bastante preocupada em saber como chegaria nas cidades, dado que o trem na França não é lá tão barato.

Depois de muito pesquisar, meu roteiro inicial era ter como cidade base Nice, e de lá fazer passeios pelas cidades próximas.
No primeiro dia visitamos Èze e Mônaco. Até aí tudo certo! No segundo eu tinha planejado ir até Grasse e Cannes, e no terceiro planejei ir em Antibes e St Paul de Vence. Entretanto, no fim das contas acabamos fazendo somente o passeio do primeiro dia, e os outros dois resolvemos “gastar” em Nice. Gostaria de deixar registrado que não tive nenhum arrependimento na escolha!!

Apesar de ter essa ideia, essa vontade de sair conhecendo os lugares, optamos por “relaxar” em Nice. O segundo dia fez um sol tão lindo que não resistimos à praia que ficava a passos do hotel. O terceiro a mesma coisa. Caminhamos bastante pela orla, conhecemos os pontos turísticos indicados no mapa, fomos a restaurantes, passeamos pelas lojinhas de Nice. Foi uma delícia.

Tenho certeza que uma visita às outras 4 cidades que eu tinha colocado no roteiro também teria valido muito a pena!

Sobre o meio de transporte, na verdade o trem não saia caro! Dá pra ir de trem a todas as cidades da Côte d’Azur sem maiores problemas! E caso você não queira ir de trem, existem ônibus!!
Eu coloco pontos de exclamação no fim da frase anterior pelo simples fato de ter morado 6 meses na França e achado horrível o sistema de ônibus de lá. Quase não tem. Se você precisa se locomover de uma cidade a outra, a única opção que eles te dão é o trem. Daí muita gente acaba por fazer a chamada covoiturage (carona), porque o trem consegue ser bem caro muitas vezes!

Pegamos um ônibus que saia de Nice e ia para Èze. Uma cidade bem gostosa, típica francesa! Vale uma caminhada por ali pra depois ir até Mônaco (também de ônibus).

Eu diria que Nice e Mônaco são paradas obrigatórias num roteiro pela Côte d’Azur. Mônaco tem todo aquele luxo envolvido, cassinos, tudo muito bem arrumado!
Como sempre, assim que chegamos em Mônaco, paramos num Office de Tourisme para pegar um mapa. Lá fomos muito bem atendidos e muito bem informados. Em Mônaco você anda pela parte da cidade onde tem os cassinos e vários carros de luxo. Depois você pode caminhar para a outra parte onde tem a catedral, o museu oceanográfico, o Jardim da princesa Grace, o palácio. Tudo que dá pra encaixar em um dia de passeio na cidade, ainda dando um pulinho em Èze.

Como eu fui de Milão até Nice, vou reservar o próximo parágrafo para explicar:

• Como ir da Itália até o sul da França: Pra quem pretende ir da Itália até o sul da França, a forma mais fácil (além de procurar por um ônibus – que pode ter a viagem bastante longa- ou avião – que pode ser bem caro) é ir de trem. Não importa onde da Itália você está, você vai precisar ir até a cidade de Ventimiglia. A partir de Ventimiglia saem diversos trens com diversos horários pras cidades da França! Parece bobo eu escrever isso aqui, mas essa informação eu não consegui na internet em relato nenhum. Fui descobrir lá. A falta dessa informação me deixou bastante preocupada durante a viagem, pois eu literalmente não tinha ideia em como chegar até a França de forma fácil. Foi ridiculamente fácil depois que descobri o nome dessa cidade! Vale ressaltar apenas que é necessário fazer uma reserva antecipada, pra não ter problemas com os horários dos trens que vão pra Ventimiglia. Saindo de Milão, eu tive que esperar umas 4 horas na estação pra pegar o único trem que ia pra lá.
    Um último comentário sobre isso. Esse foi talvez o principal motivo pelo qual eu optei por comprar o passe Itália-França da Rail Europe. A incerteza do caminho balançou pro lado do passe, que funcionou muito bem, apesar de ser caro. Mas o que não é caro na Europa?

Praia em Nice

IMG_4999Vista do ônibus indo de Nice para Èze

Mônaco

Monaco

Cassino em Monaco

Catedral – Monaco

Pra quem visita a França, acho legal não se prender somente em conhecer Paris. Eu AMEI Paris, mas tem muita coisa na França além de Paris. A côte d’Azur é linda, principalmente pelo visual das praias de pedra com o mar azul azul azul!