Como viajar barato na Europa

Bom, não sou uma super entendedora de Europa, mas tenho feito algumas viagens por aqui nesse tempo que tenho estudado na França. Vou deixar algumas dicas de como viajar barato na Europa pra quem pretende mochilar por aqui.

Mas já deixo avisado que tudo aqui é simplesmente a minha opinião e as minhas experiências🙂 e a medida do possível vou tentar atualizar esse post com novas informações.

 

  • Viaje de avião

Por incrível que pareça, o avião foi o meio de transporte que encontrei com preços mais em conta!
Na Europa existem algumas companhias Low Cost com preços a partir de 15 euros!

Pra ter uma ideia, dá pra encontrar: Nîmes (França) – Londres: 19 euros; Marseille – Ibiza: 15 euros; e assim vai.

As principais companhias são:

Ryanair, easyJet, Jetair fly, Air Mediterrainée.

Pra quem vai pra Turquia tem a Pegasus que é também bem barata, com voos de Istanbul pra Marseille por 30 euros, Istanbul – Madrid por 60 euros, etc.

IMG_1960

 

  • Covoiturage (carona)

Essa opção eu não sei se é tão conhecida em todos os países da Europa, mas na França é SUPER comum: a famosa carona.

http://www.covoiturage.fr/

Não é uma carona comum, pois você paga por ela.

Na França dificilmente você consegue viagens baratas de trem, de ônibus (até porque quase não existe ônibus por aqui) e até de avião. O transporte mais comum é o TREM, mas os preços são super altos, e não é lá a opção mais prática, pois viajar de carro pode levar menos tempo que a viagem de trem.

Por isso, não tenha medo. Cadastre-se no site, e busque o trajeto que você quer fazer.
Dá pra mandar mensagem pros condutores pra combinar o lugar de saída da carona. Eu já usei diversas vezes e é super comum e seguro, basta você escolher o condutor de acordo com os comentários.

 

  • Hostel ou Hotel?

Geralmente quem quer viajar barato já pensa em hostel, né? Mas não exclua a possibilidade do hotel. Não deixe de procurar, porque você pode achar um hotel mais barato que um hostel de quarto compartilhado. As vezes uma diferença de 2 euros te tira do quarto compartilhado do hostel e te dá um quarto privado num hotel. Procure SEMPRE.
Os sites são aqueles mesmos de sempre: booking.com – hostelworld.com -etc.

Além dessas opções, tem também o site Airbnb.com em que você pode alugar desde uma cama até um apartamento a preços muito bons também.

 

  • Trem

Os trens variam muito de país pra país. Viajar de trem na França é bem mais caro que viajar de trem na Itália, por exemplo.

Dependendo do seu roteiro, uma boa opção pra brasileiros é comprar o passe pra um, dois ou vários países na Europa.

http://www.raileurope.com.br/

O passe você compra de acordo com dias de viagem. Vou usar a viagem que eu fiz na Alemanha como exemplo.
Compramos o passe de 7 dias em 1 mês na Alemanha, o que nos dava direito a viajar em 7 dias durante um mês em qualquer trem do país. Com isso, às vezes pegávamos um trem de manhã, visitávamos a cidade, e a noite já pegávamos outro trem pra outro lugar (até porque algumas cidades na Europa são minúsculas e dá pra conhecer em um dia). Essa opção é beem legal pra um mochilão, mas é preciso entender o que você vai fazer na sua viagem. É preciso calcular se o preço do passe realmente vai ficar mais em conta do que pegar cada trem individualmente.

 

  • Bagagem

Não quero falar aqui o que você deve ou não deve levar na sua viagem, mas é SUPER importante que você viaje com o mínimo de bagagem possível se você pretende mesmo viajar barato na Europa.

Por que?

Bom, se você for viajar de avião numa companhia low cost, você poderá viajar SOMENTE com uma ou duas bagagens de MÃO. Ou seja, no tamanho que eles indicam. Não corra o risco de ter que despachar a bagagem, pois é muito caro (sua passagem pode custar 15 euros, mas despachar a bagagem custa 50 euros. Melhor não arriscar né?).

Mas daí você me diz que vai viajar de trem. Bom, no trem eles não te limitam o tamanho da bagagem nem nada, mas se ela for muito grande, você não vai conseguir deixar sua mala viajando pertinho de você, mas sim em um compartimento de bagagem perto do banheiro. Daí vem a questão da segurança. Tem trem que para em diversas estações, e pode ser que alguém desça antes de você levando a sua mala, já que você não vai ter ela em vista o tempo todo. Bom, isso não deve ser comum, eu só escutei falarem isso, mas melhor não arriscar, né?

Não preciso nem comentar sobre a carona. Muitas pessoas não aceitam bagagens grandes, até porque pode ser que não caiba no carro.

 

Atenção: Outra coisa muito importante é lembrar que é proibido levar líquido na bagagem de mão em companhias aéreas! Se você vai viajar em uma companhia low cost, só com a bagagem de mão, você não vai querer perder seu perfume ou seu shampoo no meio do caminho! Lembre-se que só é aceito embalagens de até 100 ml.

 

  • Carteirinha de estudante

Em muitos lugares como museus, castelos, etc., estudante não paga pra entrar ou paga uma tarifa menor.

Não esqueça de trazer sua carteirinha do Brasil, e se puder, faça a internacional.

 

  • Alugar carro

Alugar um carro te dá muito mais mobilidade pra conhecer o país que você está visitando. Mas claro que também depende de onde você vai. Vou usar a França como exemplo, pois é onde eu tenho morado.

Na França, dificilmente você vai conseguir viajar de ônibus (o que seria uma opção barata). Então você tem a opção da covoiturage (carona) ou do trem (que pode custar caro).

Alugar um carro vale muito a pena se você viaja em grupo, pois sai mais em conta do que o trem e você pode parar onde quiser. Sem falar que alguns destinos te impossibilitam de chegar se não for de carro, como por exemplo visitar Gorges du Verdon.

A dica é alugar pela internet pra pegar a melhor tarifa.

Informações importantes pra quem pretende alugar um carro:

– Você pode reservar na internet com qualquer cartão de crédito, no entanto, quando você for buscar o carro, o cartão de crédito que eles vão te pedir como “garantia” tem que ser da pessoa que vai dirigir, mesmo se você for pagar com o cartão de outra pessoa ou com dinheiro vivo.

– O aluguel do carro fica 30 euros mais caro (por dia) se você tiver menos de 25 anos. Por isso, tente alugar o carro no nome da pessoa mais velha (acima de 25 anos) pra que essa taxa não seja cobrada.

– Eles pedem sempre um “depósito” de garantia. Por isso quando você vai alugar o carro, é preciso deixar o número do seu cartão de crédito. Eles passam o cartão e deixam um certo valor bloqueado no seu cartão. Esse procedimento acontece perfeitamente com cartão de crédito. No entanto, se você usa cartão de débito ou o tal Visa Travel Money, eu aconselho que você NÃO utilize esses cartões, pois vai te dar dor de cabeça. Essa história de bloquear o valor no cartão funciona bonitinho no cartão de crédito, mas no cartão de débito já vi casos que a pessoa não tinha mais dinheiro no cartão pra usar por causa desse bloqueio. Simplesmente evite.

 

  • Ônibus

Não é tão barato, mas é uma opção. Pra certos destinos, pode ser que seja a opção mais barata mesmo:

http://www.eurolines.com/

 

2 comentários sobre “Como viajar barato na Europa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s