Brasília – DF

Minha Brasília Azul

“Eu sou da Capital, eu moro longe do mar, mas não me leve a mal, eu voo nas asas da cidade que aprendi a amar..”

Brasília é a capital federal do Brasil, e a cidade com maior renda per capita do país. A cidade é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e isso faz com que milhares de turistas venham conhecer seus lindos e arquitetônicos monumentos.  Além da arquitetura, essa região possui lindas cachoeiras a serem visitadas e um pôr-do-sol maravilhoso. Principalmente na época mais seca do ano.

O clima de Brasília é chuvoso no verão e seco no inverno. Se você vier no período de chuva, prepare-se para pegar muita chuva! E a mesma coisa para o período seco. É tudo bem intenso em relação ao clima por aqui. Minha época preferida é entre Junho e Agosto, pois faz muito sol durante o dia, podendo-se assim aproveitar clubes e cachoeiras e um friozinho gostoso durante a noite. As vezes não é tão gostoso assim, então venha preparado com casacos para a noite de Brasília. Além disso, o pôr/nascer do sol aqui é lindo! Tem época que o céu fica literalmente rosa! Rosa, laranjado.. o céu pode estar incrivelmente lindo!

Para conhecer

Minhas dicas para quem vem passar alguns dias em Brasília é conhecer a Esplanada e o Eixo Monumental. Lá, se concentram os principais monumentos de Brasília. Os Ministérios, a Catedral, o Memorial Juscelino Kubitschek, A Praça dos Três Poderes, a Torre de TV (você pode subir e ter uma visão completa da esplanada – ideal também para ver o pôr-do-sol), o Congresso, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional, o Teatro Nacional, e vários monumentos espalhados nesses lugares. Esse seria o passeio obrigatório para todos que vem a Brasília.

Além desses lugares, aconselho a andarem um pouco e conhecerem a Ponte Juscelino Kubitschek, O Palácio Alvorada (a casa do presidente), o Parque da Cidade (ideal para uma caminhada pela manhã ou ao final da tarde), a Torre Digital, o Zoológico, o Jardim Botânico. Não exatamente andando, pois os lugares aqui costumam ser um pouco longe uns dos outros. Uma boa também é passar uma tarde (ou uma manhã) na Água Mineral (piscinas naturais e trilha em meio ao cerrado), se não estiver chovendo. Ou passar um ou dois dias em Pirinópoles ou na Chapada dos Veadeiros para conhecer algumas cachoeiras e passar um tempo agradável nos seus barzinhos e restaurantes no meio da natureza.

Clique aqui para opções de Roteiros Naturais do DF e região.

Além disso, Brasília possui várias opções de passeios alternativos, principalmente no Lago Paranoá, como passeio de barco, sup, caiaque, remo, dentre outros!

Cultura

Brasília tem muito de Bossa Nova, Chorinho, Rock, Samba, Forró e Sertanejo. Um pouco de tudo, para falar a verdade. Basta você escolher o que quer conhecer. Daqui saem várias boas bandas.

Tem o Clube do Choro que fica no eixo monumental, e nele, você pode assistir algum show que sempre costuma ter durante as semanas. Ou você pode escolher ir a algum Pub, curtir uma baladinha de rock ou dançar um forró/sertanejo. Ou se não, você pode simplesmente sentar em um barzinho e ficar ouvindo um samba ou MPB. Basta procurar o que você quer para achar.

Algumas boas opções são Stadt Bier e Bar Primeiro no Sudoeste, Bar Brahma na 201 sul, vários barzinhos diferentes e alternativos (tem também buteco) na 409 norte.

Você pode visitar o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), pois lá costumam estar exposições, teatros, etc.

Restaurantes

Para lanches, eu recomendo o Subs (105 sul) – tem um açaí muito gostoso, saladas montadas por você, sanduíches e sucos naturais.

Outro restaurante bom é o Coco Bambu ($$$) – eles tem pratos maravilhosos de frutos do mar, e a carne lá também é muito boa. É bom ir tanto no almoço e curtir uma vista linda para o Lago Paranoá quanto no jantar, curtir um jantarzinho gostoso.

No Shopping Pier 21, têm barzinhos e restaurantes com música ao vivo todos os dias, se não me engano, a partir das 20h.  Lá é um lugar legal, na beira do lago, para passear e ir ao cinema.

Perto do pier tem o Pontão, que fica do outro lado do lago, basta atravessar a ponte. Lá é mais gostoso de passear que o pier 21, pois tem mais área para caminhar na beira do lago. Os bares e restaurantes de lá costumam ficar bem cheios durante a noite.

Dicas

No estacionamento da quadra 206 norte, tem um lugar que é montado durante a noite chamado Macarrão na Rua. É literalmente como diz o nome, na rua. Eles montam umas mesas e atendem num lugar como uma barraca de cachorro quente. O gostoso de lá é ir nos dias que tem música ao vivo. Tem um clima muito gostoso e romântico, à luz de velas, e a música geralmente é MPB. Uma atração desse lugar é o dia 29 de todo mês, que tem o Encontro de Músicos, onde músicos da cidade se encontram para tocar. Quem quiser, vai lá no palco e toca. Além do nhoque da sorte, que faz parte do ritual do dia.

Outro lugar legal pra ir é o Caribeño. Tem muita música latina na sexta, com um pouco de vários outros tipos de música para dançar, como forró, zouk, etc. No domingo, lá toca só forró. (não sei dizer se tem mais)

Outras casas de forró são: Cota Mil (sexta-feira), Clube APCEF e o Clube Arena.

Tem também um pub chamado Poizé (305 norte ou águas claras), com vários estilos de música, basta escolher o dia.

Se você tiver um tempinho sobrando, vá até a Ermida Dom Bosco ver o pôr-do-sol.

E as lembrancinhas de Brasília, compre na Torre de TV.

Congresso Nacional

Memorial JK

Praça dos Três Poderes

Catedral - Brasília

Parte interna da Catedral

Parque da Cidade

Teatro Nacional e à esquerda o Shopping Conjunto Nacional

Vista do Lago Paranoá

Ponte JK

Ponte JK vista de uma escuna (passeio)

Pôr do Sol Brasília

Pôr-do-sol na explanada – Vista para a Torre de TV

Pôr do Sol - Brasília

Pôr-do-sol na Ermida Dom Bosco

Tornedor de mignon grelhado em mel de vinho tinto e porcini, mini vegetais ao forno e paçoquinha de cogumelos – Rayuela

Veja também:

O céu em Brasília

Roteiros Naturais do DF e região

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s