Ibiza e Formentera

IMG_1729

Antes de ir à Ibiza escutei duas coisas vindas de diversas pessoas: é muito caro ir pra Ibiza e só vale a pena ir até lá na época de festas. Dois mitos, pelo menos em parte..

Pra quem procura muita festa, a melhor época pra visitar a ilha é no verão, em especial entre Junho e Agosto. Nessa época, a ilha pega fogo mesmo. Com isso já dá pra imaginar que os preços sobem absurdamente (só no nosso hostel, o preço do quarto triplica).

Uma época alternativa pra quem quer mesmo só curtir as praias é ir em Abril ou Maio (assim como eu fui). Levando isso em consideração, agora posso começar meu relato.

Essa viagem eu fiz no intuito de relaxar. Tinha acabado de terminar algumas provas na universidade, e fui com duas amigas pra descansar mesmo. Deitar na praia e curtir o mar. Por isso não tenho um relato dizendo quais são as melhores praias, comparando uma com a outra, até porque eu não conheci muita coisa, mas o que conheci já me deixou encantada! Meu relato é mais pra deixar registrado o que eu fiz nas duas das três ilhas baleares: Ibiza e Formentera.😎

Com certeza em alguma outra oportunidade eu volto nas ilhas, alugo um carro, e saio conhecendo de fora a fora! Tenho certeza que além dessas praias maravilhosas que eu fui, ainda existem muitas outras ainda mais paradisíacas! Sem falar que deixei de fora a ilha de Maiorca, por falta de tempo, e a ilha de Menorca fui conhecer em uma outra viagem que durou 8 dias. Pra conhecer todas as 4 ilhas, eu diria que seria preciso de pelo menos 7 dias de viagem pra cada uma. Eu só tive 3 em Ibiza com ida pra Formentera em um dos dias..

IMG_1942(uma das vistas da caminhada do hostel até a praia de Cala Grassio)

  • Como chegar:

Dá pra ir até Ibiza de barco ou de avião. De barco, creio que dê pra sair de Barcelona e de Valência.

Bom, eu optei por ir de avião. Quem mora na Europa sabe (e você pode clicar aqui também para saber mais sobre como viajar barato na Europa), a Ryanair é uma das companhias low cost mais baratas que se tem na Europa.
Pegamos os voos Marseille – Ibiza – Marseille, e cada trecho custou 15 euros.

Caro? De forma alguma.

  • Hospedagem:

Eu fui pra lá com duas amigas, e alugamos um quarto triplo no Hostal Baleàricem Sant Antoni de Portmany. O quarto era bem grande, e ainda tínhamos banheiro privado, toalhas, gel de banho e televisão. O pessoal do hostel é muito legal e prestativo. Pagamos 30 euros pelo quarto, além deles terem nos fornecido o guarda-sol sem custo algum.

Nada caro, principalmente por estarmos falando de Europa. Eu super indico o hostel, pois fica pertinho da costa, onde dá pra ver o pôr do sol no mar, e pertinho também de uma das praias da ilha (Cala Grassio).

IMG_1752Pôr do sol em Sant Antoni

 

 

  • Ibiza

Esse mapa eu encontrei na internet quando estava planejando minha ida até Ibiza. Nele dá pra ter uma ideia mais ou menos de como é a ilha, com as principais praias.

Existem três “cidades” na Ilha em que você pode optar em se hospedar: Ibiza, Sant Antoni, Santa Eulalia.

Eu, particularmente, optei por estar em Sant Antoni pelo simples fato de ter buscado na internet as praias e visto fotos mais bonitas das praias que tem por ali. Além também de ter encontrado o hostel que eu postei ali em cima num preço muito em conta.

Mas preciso deixar claro que eu não estava buscando festa na minha ida à Ibiza. Somente praias.. belas praias!

mapa ibiza

  • Locomoção

A melhor forma de locomoção na ilha é o carro, infelizmente (ou felizmente). Os ônibus não são lá tão eficientes pra conhecer toda a ilha na baixa/média temporada. Minha dica é alugar um carro assim que chegar no aeroporto. Ou melhor, alugar pela internet, pois assim os preços saem bem mais em conta.

Com o carro dá pra conhecer todas as praias sem problema algum. É uma economia de tempo!

No meu caso, não pensamos muito nessa opção. Achamos que conseguiríamos ir às praias andando ou de ônibus ou barco. Doce ilusão. A ilha é muito maior do que se imagina!! Apesar das praias parecerem uma do lado da outra no mapa, não é que nem no Brasil que tem Copacabana e Ipanema. Em Ibiza as praias são separadas por pedras. Quando você chega em uma praia, você tem meio metro de areia pra se deitar e não tem acesso direto à outra praia. rsrs

Na alta temporada a coisa melhora, porque os ônibus começam a funcionar, levando pra diversas praias, além dos barcos que fazem os trajetos também. Mas em compensação, a ilha fica lotada e muito mais cara.

Os principais ônibus que funcionam o ano inteiro são:

Aeroporto – Ibiza: 3,5 euros
Ibiza – Sant Antoni: 2 euros
Ibiza – Santa Eulalia (não sei o preço, pois não peguei esse ônibus, mas deve ser 2 euros também).

Além disso, tem uma opção mais cara que é o taxi.
Pra se ter uma ideia, um taxi do aeroporto pra Sant Antoni deve sair por volta de 30 ou 35 euros. Já o taxi aeroporto – Ibiza sai por volta de 14 euros (se você estiver em um grupo de 3 ou 4 pessoas, sai mais barato o taxi que o ônibus).

Minha dica é: Planejar pra alugar um carro, e alugar pela internet. A Helena, que trabalha no nosso hostel, nos indicou o seguinte site, por ser BEM barato. No entanto, eu não cheguei a alugar nem a conferir se o preço procede.

IMG_1572

 

  • O que fazer

Além de visitar as diversas praias da ilha (a pessoa lá do hostel nos indicou Cala Conta como sendo a mais bonita da ilha), existe também o Mercado Hippy, as baladas (claro, mas eu não saberia indicar pois não fui com esse intuito), e Formentera.

Deixo aqui algumas fotos da praia de Cala Gracio:

IMG_1580

IMG_1592

IMG_1685

IMG_1610

 

 

  • Formentera

Pra ser beem sincera (e exagerando um pouco, claro😛 ), minha ida pra Ibiza foi só uma justificativa pra conhecer Formentera!❤

Só colocar no google imagens pra ver que o lugar é LINDO.

Como chegar: Várias empresas de barco fazem o trajeto Ibiza – Formentera. Indo e voltando no mesmo dia, dá pra encontrar esse percurso por 19 euros ida e volta com companhias low cost.

Dá pra alugar bicicleta e carro na ilha.

Creio que seja também uma boa alternativa dormir por ali, pra conhecer a ilha com mais calma.

Quem planeja passar somente o dia curtindo a praia, a melhor opção é caminhar até a Playa de ses Illetes, e passar um tempo por ali. O visual da caminhada é simplesmente LINDO. E na praia então. Areia branca, água transparente. Lindo!

IMG_1759

IMG_1763

IMG_1805

IMG_1890

 

Veja também um pouquinho sobre:

2 comentários sobre “Ibiza e Formentera

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s