Aracaju – SE

Extensa e Tranquila.

Aracaju, capital do estado de Sergipe, superou minhas expectativas!

Devo dizer que não fiz muitas pesquisas na Internet, e também não encontrava tanta informação quando eu pesquisava. Fui pra Aracaju sem saber muito o que esperar.

Acho que a melhor opção para quem vai pra Aracaju é se hospedar em Atalaia. Lá, você fica perto de tudo e tudo fica bem fácil.

Do aeroporto até a Orla de Atalaia foi muito rápido. Chegando lá, já pude perceber que a orla é simplesmente completa. Um clube com praia! Tem de tudo. Quadras para todos os tipos de esportes, tem até escalada.Praças, monumentos, centros, restaurantes, lojinhas, lanchonetes, tapioca, sorvete. Tudo concentrado em uma enorme rua beira-mar.

No entanto, não tão beira-mar. Da calçada até o mar tem MUITA areia. Rs. Uma das praias mais extensas que já conheci. As barracas ficam bem espalhadas, e praticamente não há pessoas vendendo coisas na praia. Pelo menos não caminhando naquela imensidão de areia. O que eu achei muito bom. Nada parecido com o Rio de Janeiro onde a cada minuto passa algum vendedor de alguma coisa.

O sol, pelo menos na época que eu fui (Março 2013), é MUITO forte. Se proteja. Passei praticamente a viagem toda sentindo sede (isso porque eu tava toda hora tomando água de côco, rs).

O que fazer

Minha sugestão, e foi o que eu fiz, é fazer basicamente o seguinte:

– Conhecer TODA a Orla de Atalaia;

– Passeio no Litoral Sul;

– Passeio nas Cidades Históricas de São Cristóvão e Laranjeiras;

– Passeio na Cidade de Aracaju.

Orla de Atalaia

Como já mensionei, a orla de Atalaia é a mais conhecida de Aracaju, e onde se concentra diversos pontos turísticos de Aracaju.

  • Farol da Orla de Atalaia e Praia dos Artistas

Essa é uma caminhada boa de se fazer, dependendo de onde você está hospedado. O farol e a Praia dos Artistas ficam bem no final de Atalaia. Mas é uma caminhada interessante. Vá pela calçada. Não acho legal ficar arriscando muito em lugares vazios (as praias). Certos lugares são meio vazios por conta da imensidão das praias. E a orla é bastante movimentada e bonita. Passei uma manhã toda na praia dos Artistas. O mar é uma delícia de entrar. Calmo (não tãaaao calmo, mas é calmo), e quentinho!

Image

Image

Image

  • Centro de Cultura e Arte J. Inácio e Culinária na feira Aratip

Gostei muito desse centro. Tem basicamente artesanato. No entanto, é um artesanato mais selecionado. Há coisas que vem de oturos lugares, como Laranjeiras (que é uma cidade que vale a pena conhecer se você tiver a oportunidade, vou falar um pouco mais à frente dela), e as os preços são um pouco mais salgados do que se você for à Laranjeiras ou ao Mercado de Artesanato que tem no Centro da cidade.

O ambiente em que se encontra esse centro é muito gostoso. E, à noite, tem uma Feira de Comidas típicas logo atrás desse centro, que se chama Aratip. Não tirei fotos nem do centro nem da feira de culinária. Mas não deixe de ir.

Aqui uma foto que peguei na internet do Centro de Cultura e Arte J. Inácio:

Image

  • Passarela do Artesão

A Passarela do Artesão fica bem pertinho do Oceanário. Ela também abre só à noite, creio que seja por conta do calor, e vale a pena conhecer. Preferi muito mais a passarela do Artesão do que a Feira de Artesanato. Tem muita coisa legal lá. É pequena, mas dá pra encontrar coisas legais. Achei preços muito bons lá. Não sei se depende da época..

Também não tirei fotos da Passarela do Artesão, mas ela é bem fácil de encontrar.

  • Feira de Artesanato

A Feira do Artesão fica entre o Centro de Cultura e Arte J Inácio e o Oceanário.

Não gostei muito do Artesanato de lá. Até porque não tem tanto artesanato… Artesanato mesmo você encontra no Mercado Municipal Antônio Franco, que fica no Centro da cidade.

Mas vale a pena sim dar uma passada por lá. Principalmente se tiver tocando um forrózinho ao vivo. Achei legal o forró tocando na porta.

Aliás, tem forró também na Passarela do Artesão. Tocado na caixa de som, mas tem. E é uma coisa que eu ADORO no nordeste, o Forró.

  • Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR

O Oceanário de Aracaju é um pouco pequeno, comparado com o de Natal, pra quem conhece.

Mas acho que também não custa entrar lá e conhecer. Passar a mão no tubarão, e dar uma olhadinha no Projeto Tamar de lá. Essa foi a primeira vez que conheci um projeto Tamar, mas creio que ele também deva ser bem pequeno comparado com alguns outros (que eu não conheci, rs).

Image

Image

  • Parque Mundo da Criança

Na orla de Aracaju, existem diversos lugares pras crianças brincarem. O Parque Mundo da Criança é um deles. Tem um mini trem que leva as crianças pra passear saindo desse parque e indo a Orla toda. Creio que custe R$10 o passeio.

Image

Image

Image

  • Arcos de Atalaia

Esse, creio eu, é o ponto turístico principal da Orla.

Image

      Passarela do Caranguejo

 

Na Passarela do Caranguejo há diversos bares, restaurantes, lanchonetes, lojinhas. (Assim como toda a orla de Atalaia).

Image

Aqui a foto de uma das lojinhas que mais gostei de lá. Além de ter muita coisa, tem também os melhores preços que encontrei.

DSCN7475

Mais algumas fotos da Orla e da Praia

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Litoral Sul

Eu diria que o passeio pelo Litoral Sul é IMPERDÍVEL. Quem vai até Aracaju precisa fazer esse passeio.

No caso, alugamos um carro e fomos de carro. Creio que seja o melhor esquema. E para fazer o passeio valer a pena, é preciso sair beeem cedinho, se quiser fazer tudo em um dia só.

É basicamente conhecer: Praia do Mosqueiro, Praia da Caueira, Praia do Abais, Praia do Saco.

Como as praias são bem extensas, eu aconselharia fazer praia do Mosqueiro e Praia da Caueira pela manhã. Não cheguei a ir à Praia do Abais, pois não daria tempo de completar o passeio. E Praia do Saco na parte da tarde.

Pra ser mais exata. De carro, você pode parar lá na Praia do Saco e ficar um pouquinho por lá. Minha opinião: o lugar é pequeno, e não tem muita coisa pra fazer lá. É bonito, calmo, mas não ache que chegou até lá e tá bom, porque não tá!

O esquema é chegar de carro até Porto dos Cavalos e pegar uma lancha. Você pode atravessar até o Mangue Seco direto, ou fazer o passeio completo (Super recomendo). Fizemos o passeio de lancha com o Luiz (79 32433671) e adorei. O Luiz é uma pessoa muito boa! O passeio completo da lancha custou R$180, e os pontos de parada foram:

Ponta do Saco: Muito lindo!! O passeio completo vale a pena, na minha opinião, por causa desse lugar!

Ilha da Sogra: Legal também! rs

Mangue Seco: O Mangue Seco já fica no Estado da Bahia. Por Aracaju, a forma mais fácil de chegar é de lancha. É possível ir de carro pela estrada, mas fica muito mais longe. E esse lugar é simplesmente lindo. Faça o passeio de Buggy pelas dunas (na minha opinião, é esse o objetivo de fazer todo o trajeto). As praias de lá são simplesmente lindas! E o visual do passeio pelas dunas é lindo. O passeio é uma delícia. Há muitos coqueiros nas dunas, diferentemente de Natal. É outro visual. Bem legal!

Fotos:

Praia da Caueira:

Image

Image

Image

Praia do Saco:

Image

Image

Ponta do Saco:

Image

Image

Image

Ilha da Sogra:

Image

Mangue Seco:

Image

Image

Image

Image

Image

Cidades Históricas

Tirar um dia para conhecer Laranjeiras e São Cristóvão é algo que eu recomendo pra quem vai até Aracaju. Fomos de carro (alugado), e é a melhor coisa a fazer. Essas duas cidades ficam bem pertinho de Aracaju. E eu não sei quanto custaria um passeio até essas cidades, mas tenho certeza que muito mais que o preço da gasolina e do aluguel do carro. Sem falar que é muito fácil de chegar.

  • Laranjeiras

A Cidade de Laranjeiras é pequena mas com uma história bem rica. Tem a arquitetura colonial, várias igrejas, artesanato (barato!). Visite o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras para conhecer um pouco. Uma hora de caminhada dá pra conhecer bastante. Rs

Image

Image

Image

Image

Image

  • São Cristóvão

Essa cidade é conhecida como sendo a quarta cidade mais antiga do Brasil.

Chegando lá, fomos abordadas por um senhor (Fernando – 79 8867-4302) que nos ofereceu ser nosso guia pela cidade. Não me lembro bem o preço, mas não é absurdo de caro não. O Fernando é bem simples, e tem grandes conhecimentos sobre o local.

A princípio achei desnecessário, mas valeu MUITO a pena. Ele nos levou para almoçar em um restaurante muito simples, mas perfeito. Comida caseira, gostosa, barata, com ótimo atendimento do filho da dona, rs. Depois ele nos mostrou/explicou todos os pontos da cidade. Todas as igrejas, praças, a casa em que Dom Pedro se hospedou, a primeira rua da cidade, TUDO. Sem contar que estava dentro de uma das várias igrejas que tem lá quando o papa foi escolhido (2013). Muito legal.

Image

Image

DSCN7348

DSCN7419

Centro de Aracaju

Acho que vale a pena tirar um dia para conhecer o Centro da Cidade. Há vários lugares para se conhecer, como: Parque dos Cajueiros, Memorial de Gente Sergipana, Toten Aracaju Feliz, Mirante, Parque da Sementeira, Centro de Convenções de Aracaju, Museu do Homem Sergipano, Museu da Gente Sergipana, Catedral Metropolitana, Mercados Thales Ferras – Antonio e Albano Franco, entre outros.

No entanto, não consegui conhecer todos esses lugares. Dizem também que o Zoológico de lá é muito legal.

Pra falar a verdade, o que eu conheci mesmo, e gostei bastante, foi o Mercado Municipal Antônio Franco. Ali você encontra todo tipo de artesanato. Eu gostei demais.

IMG_1056

IMG_1040

IMG_1035

IMG_1032

DSCN7473

IMG_1010

Um comentário sobre “Aracaju – SE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s