Roteiro de 12 dias – EUROPA – principais capitais: Espanha, França, Inglaterra e Itália

No final de Janeiro, começo de Fevereiro, de 2017, fizemos uma viagem que durou cerca de 12 dias pela Europa passando por algumas das principais capitais do continente, e venho trazer aqui todo o roteiro completo desta viagem:

  • Madrid (Espanha): 03 dias (dia 28/01, 29/01 e 07/02)
  • Paris (França): 05 dias (de 30/01 a 03/02)
  • Londres (Inglaterra): 03 dias  (04/02 a 06/02)
  • Roma (Itália): 01 dia (08/02)

foto-capitais2

Tudo começou com uma vontade enorme de ir pra Paris…. Certo dia, encontramos o anúncio de uma passagem super barata pra Madrid no valor de R$1.400,00 já incluindo as taxas. Daí não teve jeito, compramos!

Dica 1. Fique de olho nos anúncios de passagens baratas (eu sempre sigo o Melhores Destinos pelo Facebook), pois você pode achar uma oportunidade maravilhosa de ir pra Europa! 😉

Com certa antecedência, tivemos o privilégio de conseguir escolher o melhor dia pra nós, e os melhores vôos. Nisso, por ser um vôo da ALITÁLIA, todos os vôos (imagino eu) acabam passando por Roma. Com isso, para a volta ao Brasil, escolhemos o vôo que a escala em Roma fosse a mais longa possível: chegando 08h da manhã e saindo 10h da noite! Nisso, ganhamos todo o dia em Roma, que deu pra conhecer os principais monumentos da cidade!

Dica 2. Fique atento à escolha dos vôos (e escalas). Você pode encontrar uma escala bem longa em uma cidade, e nela fazer um tour de 12h, podendo conhecer vários lugares legais! No nosso caso, conhecemos o Coliseu, uma das Maravilhas do Mundo Moderno ❤ – explico mais pra frente o roteiro dessa escala maravilhosa!

Um ponto importante deste vôo barato pra Europa é que ele saía de São Paulo, e eu moro em Brasília. Aqui entra a próxima dica para economizar neste trajeto:

Dica 3. Compre com certa antecedência, principalmente se o seu vôo não sai da sua cidade de origem. Fazendo isso, você fica atento às promoções nacionais, e inclusive, aos trajetos com milhas.

De acordo com este pensamento, consegui comprar um vôo por menos de 10.000 milhas para a ida pela Avianca (avião com wii-fi!), pagando apenas a taxa de embarque, e um vôo bastante barato para a volta pela Azul!

img_4985

Bom, uma viagem para a Europa, na minha opinião, vai ser SEMPRE uma boa ideia! ❤
Eu já conhecia todas essas cidades que visitei neste roteiro de 12 dias em 2017. No entanto, foi uma viagem completamente diferente.
Da primeira vez que eu fui, estava fazendo intercâmbio na Europa, e conheci bastante de algumas coisas das cidades, e principalmente consegui vivenciar muito mais sobre morar na Europa do que ser turista na Europa.

Da primeira vez, fui num estilo mais mochilão, pois passar 6 meses na Europa requer dinheiro. Nisso, eu não comia nos melhores restaurantes (às vezes apenas um lanche rápido na rua – incluindo Mc Donalds), por exemplo.

Esta viagem em 2017, pude fazer conhecendo todos os principais pontos turísticos que já tinha ido, e os que não tinha entrado há 3 anos atrás, comi em bons lugares pra saborear a gastronomia de restaurantes, dentre outras coisas, que, desta vez, eu reservei um dinheiro maior pra isso.

Todos os lugares que fomos foram selecionados a dedo, além também de ter sido uma viagem mais pra curtir, sem horário marcado.. apenas pros vôos que eu já havia comprado!

 

  • Sobre o PLANEJAMENTO

Com a antecedência da compra das passagens, pude selecionar a dedo os lugares que eu gostaria de conhecer em cada uma das cidades. Nisso delimitei alguns dias para cada uma delas, de modo que eu pudesse conhecer e mostrar pro meu namorado TODOS principais locais dessas capitais (na minha opinião, uma vez que eu já havia ido em todos os destinos).

A parada em Roma foi a mais fácil de resolver, pois tratava-se de uma ESCALA. Com isso, delimitei um roteiro BEM legal, que pra nós foi maravilhoso. Rápido, mas maravilhoso!

Madrid era nossa cidade destino do vôo do Brasil. Então, tanto a ida quanto a volta sairia dali. Nisso, reservamos 02 dias na ida, e 01 dia completo na volta, que acabou sendo também suficiente para o que eu havia reservado pra nós! – Madrid é uma cidade INCRÍVEL, principalmente pra se morar, e deu pra dar o gostinho nesses 03 dias super legais.

Nosso foco era Paris e Londres, lugares onde reservamos a maior parte do tempo para ficar.
Paris tem mais monumentos, e, na minha opinião, é uma cidade para ser vivida. Nisso, acabei reservando uma quantidade maior de dias completos, para que pudéssemos conhecer com mais calma os pontos turísticos que delimitamos para a visita à cidade. 05 dias foi a nossa escolha, considerando que o último mais foi um translado para uma viagem de trem para Londres.

Nisso, restaram-se 03 dias inteiros para Londres (pois chegamos no dia anterior ao 1º dia no final da tarde – e pudemos jantar com calma, e fomos embora BEM cedo do “4º” dia. Esses três dias foram os dias mais produtivos de toda a viagem, e conseguimos fazer MUITA coisa, num período bem pequeno: o que valeu MUITO à pena o benefício! ❤

 

  • Sobre as PASSAGENS

Tendo todos os dias do nosso roteiro já separados pelas cidades, compramos também com antecedência os translados de uma capital para a outra.

De Madrid para Paris: vôo pela RYANAIR no valor de 17,33 euros/cada (taxas inclusas);
De Paris para Londres: trêm pela EUROSTAR no valor de 67 euros/cada (taxas inclusas);
De Londres para Madrid: vôo pela RYANAIR no valor de 20,39 libras/cada (taxas inclusas);
De Madrid para Roma: vôo de escala do nosso vôo para o Brasil da ALITALIA no valor de R$1.439,14/cada (taxas inclusas).

Dica 4. Viajar barato pela Europa é FÁCIL. Existem algumas companhias low cost (veja o post sobre como viajar barato na Europa), e a que eu acho mais fácil de achar o melhor preço é a Ryanair. No entanto, geralmente os vôos chegam em aeroportos distantes das cidades. Há de se considerar o preço do translado também na hora de fazer um comparativo de preços entre as companhias! – vai depender do aeroporto!

De Paris pra Londres nós tivemos a opção de viajar de avião, inclusive com um preço mais barato. Mas optamos por ter a experiência de viajar de trem, principalmente atravessando o mar! Por isso, escolhemos a EUROSTAR.

Dica 5. Caso você vá comprar alguma passagem de trem (principalmente se for Eurostar), mude o idioma do site para o da cidade que você está partindo. Quando você deixa o português do Brasil, incrivelmente o preço das passagens aumenta!

Compradas as passagens, vamos às hospedagens!

 

  • Sobre as HOSPEDAGENS

Ao viajar, eu sempre considero duas alternativas (resumidamente em duas, só pra facilitar a minha vida): Booking e Airbnb.
Primeiramente, eu vejo a região que quero me hospedar, e depois olho o custo/benefício comparando um hotel com um apartamento alugado naquela cidade (com os dois sites em questão).

Para Madrid, na ida, resolvemos ficar hospedados o mais próximo do centro que fosse possível. No centro de Madrid, eu identifiquei que o preço para poucos dias era praticamente o mesmo tanto hotel quanto apartamento alugado (isso, porque nesta viagem eu desconsiderei hostels na minha pesquisa). Nisso, ficamos no Hotel Petit Palace President Castellana: – fácil acesso via metrô ; – ótimo bairro com várias lojas e restaurantes; – e hotel super aconchegante. Achei o pessoal bastante receptivo e simpático. Eles imprimiram nossas passagens da Ryanair, com pura simpatia. O hotel é confortável, e a cama deliciosa!

Já na volta, em que teríamos apenas um dia em Madrid, o nosso vôo pra Roma saía bem cedo da cidade, e por isso acabamos ficando em um hotel próximo ao aeroporto (e longe do centro).  Ficamos no Hotel Don Luis, e foi também bastante agradável. O quarto era enorme e com banheira. Bastante limpo, e a cama era enorme. Gostei bastante, achei bastante confortável!

Em Paris, os preços dos hotéis no centro são bem altos, e como eu já havia ficado em um apartamento alugado na cidade, achei que seria a melhor forma de vivenciar a cidade.
Alugamos um apartamento super gostoso e completo, a 5 minutos do metrô, já em um dos bairros melhores de se ficar na cidade. No relato sobre Paris, eu explico isso melhor. Então, a opção foi Airbnb!

Em Londres, os preços dos hotéis estavam bem equivalentes aos preços dos apartamentos alugados. Nisso, pela comodidade e por ter café da manhã, optamos pelo Leisure Inn Hotel. O preço foi razoável (em Londres tudo é caro), e o quarto é pequeno. No entanto, tudo era bem organizadinho, e tinha café da manhã (não era grande coisa, mas fazia a gente levantar cedo, e com isso, aproveitar melhor a cidade)!

Em Roma, não nos hospedamos, o que foi bem fácil. Mas falo também um pouco sobre hospedagem em Roma no relato aqui do blog.

img_5800

Bom, tudo isso que eu falei foi planejado ANTES da viagem.
Sobre o roteiro de cada dia, fomos nos adaptando à medida em que decidíamos diariamente sobre o que gostaríamos mesmo de fazer.
Abaixo, o resumo do ROTEIRO que fizemos, e um relato individual em cada um deles:

  • ROTEIRO de 03 dias em MADRID:
    DIA 1. Plaza Sol, Plaza Mayor, centro da cidade, jantar no Mercado San Miguel;
    DIA 2. Volta nas lojas do bairro, e almoço típico espanhol (paella negra) – ida para Paris;
    DIA 3. Volta pelo centro, e jantar típico espanhol (parrilla completa), Lao Lao, e mais..
  • ROTEIRO de 05 dias em PARIS:
    DIA 1. Caminhada até a Torre Eiffel (conhecer o bairro e a cidade à pé), Almoço em um restaurante estilo “formule”, Arco do Triúnfo, Caminhada até a praça da Concórdia, Lanche: Crepe, Passear na Roda Gigante – vista maravilhosa de Paris escurecendo (luzes acesas), Caminhada pelos Jardins do Louvre (Parque), Louvre à noite;
    DIA 2. Montmartre, Muro dos Eu te amo, Almoço estilo “formule”, Sacre Coeur, Compras, Caminhada até o Moulin Rouge, Caminhada na Torre Eiffel à noite, Passeio pelas pontes do centro de Paris, Memorial da Chama da Liberdade;
    DIA 3. Museu do Louvre;
    DIA 4. Catedral de Notre Dame, Compras, passeio pelo centro de Paris;
    DIA 5. Lanche em uma padaria típica, ida para Londres de trem, Jantar em um PUB típico de Londres e caminhada.
  • ROTEIRO de 03 dias em LONDRES:
    DIA 1. Tour em Londres: Big Ben (Elizabeth Tower), London Eye, Candem Town, King Cross, Nothing Hill, Estação 9 ¾ Harry Potter com lojinha, caminhada pelo centro de Londres à noite, jantar num PUB/Restaurante, Lojinhas;
    DIA 2. Aquário de Londres, London Dungeon, Passeio no Big Eye, caminhada pelo centro/parque de Londres com parada para um café no parque, London Bridge, Tower Bridge, Jantar num PUB/Restaurante (fish and chips);
    DIA 3. Museu de História Natural de Londres, Madame Toussauds, compras.
  • ROTEIRO de 01 dia em ROMA:
    Colosseum, Palatino, Fórum Romano, Almoço Pizza com vinho da casa, comer Gelato, lojinhas, Piazza Venezia (maravilhosa), Fontana di Trevi, caminhada até o terminal.