Campo de concentração de Dachau

“Dachau – the significance of this name will never be erased from German history. It stands for all concentration camps which the Nazis established in their territory.” (Eugen Kogon)

IMG_0225

Dachau é uma pequena cidade que fica a cerca de 20 km de distância do centro de Munique. Se você vai até Munique, você deve fazer a visita ao campo de concentração de Dachau.

Como chegar: A maneira mais fácil que achei é pegar um trem de Munique até Dachau. Chegando na estação de trem, você pode pegar um ônibus que te deixa na entrada do campo. Pelo que vi na internet, o bilhete do trem tem o valor de 4,80 euros só ida, ou 7,00 por 24 horas. Em caso de estar acompanhado o bilhete custa 12,30euros por 24 horas. Eu não comprei esse bilhete, pois como disse no relato “Alemanha-roteiro“, eu comprei um passe que me dava direito a andar em qualquer trem na Alemanha.

A viagem dura cerca de 20 minutos.

IMG_0204

Aqui no meu relato, acho que vou preferir começar pelo fim. Na imagem que mais me comoveu:

tropas

E pensar que essas pessoas ainda conseguiram sentir um pouco de felicidade depois de tudo que passaram presas.

Essa visita foi uma das melhores coisas que fiz na Alemanha. É um “passeio” triste, mas de muita reflexão.
Lá você tem acesso gratuito ao museu e a todo o ambiente, desde onde ficavam os presos até aos templos que foram construídos em memória ao que aconteceu.

Dica: Em uma das salas você pode ouvir ao relato de sobreviventes, contando das suas experiências. É imperdível. Se você vai até lá, precisa escutar da boca de quem sobreviveu.

Pra quem lê inglês, vale a pena ler a imagem a seguir. Além dos 60.000 sobreviventes, cabe ressaltar que algumas pessoas estavam tão mal que não conseguiram resistir, mesmo já com cuidados depois que a guerra já havia acabado.

IMG_0212

Medical Experiments on Humans

Uma outra coisa que me deixou surpresa quando estava no museu foi ler sobre os experimentos com os prisioneiros. Sabe quando você começa a se tocar da gravidade de alguns acontecimentos? Pois é.
A imagem a seguir fala um pouco disso, com a imagem de um homem que, acredito eu, estava num experimento de sobrevivência em grandes alturas…

IMG_0213
Bom. Não vou mais prolongar esse post, mas gostaria de dizer que vale muito a pena uma visita nesse campo de concentração.

É triste, mas achei importante a visita.

IMG_0220

IMG_0231

IMG_0208

IMG_0207

IMG_0209

IMG_0206

IMG_0230

IMG_0222

IMG_0221

IMG_0228

IMG_0232

IMG_0226

Leia também:

Alemanha – Roteiro

Nuremberg

Munique

Heidelberg

Freiburg (Floresta Negra)

Dresden

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s