Motivos pelos quais o Brasil é o melhor país do mundo

A minha opinião de brasileira, nascida no coração do país, é que o Brasil é o melhor país do mundo.❤❤ O mais bonito, mais alegre, mais receptivo, mais feliz. Ele é o país da diversidade. Diversidade musical, diversidade cultural. O brasileiro é negro, branco, mulato, loiro, moreno, ruivo, baixo, alto..

E mesmo com tantos problemas de corrupção, falta de saneamento, congestionamento nas ruas, nos aeroportos, problemas nas escolas públicas, na saúde pública, na segurança das ruas, e tantos outros, o Brasil consegue ser o país que é. O povo consegue abstrair esses problemas e simplesmente ser feliz.

bandeira

.

  • As mais belas paisagens do mundo.

O Brasil tem uma beleza indescritível, com muita diversidade de paisagens, animais, monumentos. Fiz um post em que listei os Lugares que você precisa conhecer no Brasil, mas claro que faltam muitos outros. Belas praias e cachoeiras, rios, lagos, as curvas de Brasília, a imensidão de areia dos Lençóis Maranhenses, o Rio de Janeiro visto do Cristo Redentor… Bom, eu poderia ficar horas escrevendo.. Mas além das tão belas paisagens, eu acredito que o que faz dos lugares no Brasil tão especiais é a energia do país. A energia das pessoas, da música, das brincadeiras, dos sorrisos, do acolhimento do povo.

Brasil

.

  • Música brasileira, expressão do povo.

A riqueza da cultura brasileira é  também expressa na grande diversidade musical do país. Não conheço nenhum outro país com tantos estilos musicais como o Brasil: Música Popular Brasileira (MPB), Choro, Samba, Forró, Pagode, Sertanejo, Funk, Axé, Rock, Arrocha, Frevo, Maracatu, Lambada, Xote, Baião, Jazz, Música Clássica, Quadrilha… e tantos outros. Sem falar das variações de cada um desses.

Tem sempre um barzinho com música ao vivo, nem que seja voz e violão. A feijoada do sábado é saboreada com um samba, um pagode.. O sertanejo naquele churrasco de fim de semana. Aquela reunião de amigos tocando e cantando..

A gente no Brasil pode até não perceber, mas a música é onipresente no nosso país, e ela é expressão do seu povo. Tem país que a balada a noite só toca música americana.. Nada contra, mas todos os dias, as mesmas músicas.. as vezes cansa.

A criatividade do brasileiro é divertida demais! Eu acredito que, mesmo as pessoas que dizem não gostar das “besteiras” que o povo cria, tipo “sou foda”, “beijinho no ombro”, “cada um no seu quadrado”, “rebolation”, “ai se eu te pego”, todo mundo sabe cantar! E se você viaja pra fora do seu país, quando tocam a música, você canta!!

.

  • Os mais variados tipos de comida, e a comida de todos os dias.

Feijoada, brigadeiro, açaí, cochinha, pão de queijo, pastel, pavê, empadão, farofa, feijão tropeiro, mousse de maracujá, bolinho de chuva, moqueca de camarão, beijinho, vatapá, bauru, quindim, creme de papaya, acarajé, romeu e julieta, misto quente, tutu, requeijão, mandioca frita, salpicão.❤❤❤

A riqueza do Brasil também é encontrada na culinária. Tantos pratos típicos, que você só encontra no Brasil, e, quando você sai do país, percebe como eles fazem falta.

Mas eu preciso comentar da parte não tão variada do prato de comida brasileiro: o Arroz com Feijão. A gente come todos os dias, e tem coisa melhor que um feijão quentinho acabado de fazer?? Tá, se você leu isso e não disse que não, é porque nunca morou fora ou não gosta de feijão… mas é como diz aquela expressão: A gente só dá valor no momento que perde. rssrs

comidas

.

  • Celebrar faz parte do modo de vida brasileiro

Ano novo, Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças, Aniversário, confraternização, fim do semestre na universidade, fim de um projeto, ou simplesmente um churrasco no fim de semana.

Além dos feriados já anunciados, o brasileiro torna todas as ocasiões um motivo pra comemorar. Mas quando eu digo comemorar, é algo tão comum pra nós que as vezes nem percebemos. Aquele churrasco no sábado, com música e cerveja, ou aquela feijoada na casa da tia. Ir tomar um chop pra comemorar algo, ou simplesmente pra jogar conversa fora e falar de besteira é bastante comum.

Mas voltando um pouco aos feriados, eles sim são motivos de grande festa. Não é a toa que o carnaval brasileiro é conhecido em todo o mundo. Diversas pessoas fantasiadas na rua, pulando, cantando, simplesmente se divertindo. A dimensão do carnaval brasileiro não existe em nenhum outro país.
Na Páscoa, além de ganhar ovos de Páscoa da vovó, tem também os amigolates nas escolas, no trabalho.
Quando chega junho, as festas juninas também estão presentes nos clubes, condomínios, na rua, nas escolas..
Em outubro tem o dia das crianças, quando os parques ficam lotados, atividades como teatro, perna de pau, pula-pula..
No fim do ano, a ceia de Natal reúne as famílias.. Sem falar no Ano Novo, quando praticamente todos os bares, restaurantes, as praias e a própria rua ficam lotados esperando a contagem regressiva.

festa junina

.

  • Expressões populares e o jeitinho brasileiro.

Assim como todos os lugares tem suas particularidades, o Brasil também tem. E tem coisa que só brasileiro entende, e são essas coisas que fazem a gente se sentir parte de algum lugar.

“Não vem que não tem”, “As mina pira”, “Vei na boa..”, “puxa saco”, “Não mexe com quem tá quieto”, “Ele manja dos paranauê”,  “Nem que a vaca tussa”, “cara de pau”, “Cai na real”, “Cuidado pra não cair do cavalo”, “Ajoelhou, tem que rezar”, “piriguete”, “ficar na mão”, “jogar a toalha”, “pão duro”, “mão fechada”, “pegar o bonde andando”, …

Sem falar quando mudamos o sentido a forma em que queremos que a palavra seja entendida, porque ser “bonito” é diferente de ser “bonitinho”.

E sobre o jeitinho brasileiro.. O jeitinho brasileiro é fazer tudo se resolver de forma mais prática, saber se virar. Eu me atreveria a dizer que o povo brasileiro é o povo mais criativo do mundo. Pelas brincadeiras que estamos acostumados a fazer, entender, pelos tão diversos estilos musicais, pela grande diversidade que encontramos dentro do país, nas diferentes regiões. O jeitinho brasileiro não é só resolver problemas, mas também entender a diversidade, saber lidar com ela. O jeitinho brasileiro tem muito carisma.

.

  • O clima

Eu sei que tem dia que tá quente demais, e não dá nem pra fechar a porta da sala de aula, ou que tá chovendo tanto que você se molha todo pra sair do carro/ônibus e chegar em casa. Mas tendo viajado pra Europa no inverno (e olha que eu nem peguei neve), posso dizer que o Brasil tem um clima maravilhoso o ano todo!

Com certeza, o clima contribui em grande parte pro Brasil ser o país que é. Mesmo quando tá frio, não tá tão frio assim. O calor acelera o sangue, e anima o povo. Dá pra ir pro clube, pra praia, fazer um churrasco, passear no parque o ano todo.
No fim de semana, os parques estão sempre cheios de gente se exercitando, passeando com as crianças, com o cachorro. Dá pra dizer o mesmo dos clubes, das praias. E por que não dos shoppings, cinemas, etc.
O clima nos dá a liberdade de fazer o que quisermos o ano inteiro. Claro que dentro das limitações. Não dá pra ir esquiar no fim de semana, mas também já é pedir demais!

.

  • A prática de esportes, os sucos, a água de coco e o açaí

A prática de esportes é uma prática comum entre grande parte dos brasileiros. Se não pratica regularmente, o faz de vez em quando, ou gosta de assistir, gosta de torcer.

O país do futebol é cheio de clubes, parques, escolas, academias onde as pessoas podem se exercitar.
Nos fins de semana, os parques ficam cheios de gente correndo, caminhando.  Na praia tem sempre alguém jogando vôlei, ou futebol. Os calçadões das praias são cheios de lugares pras pessoas se exercitarem. E até mesmo um gramado qualquer no meio da rua pode virar um campo de futebol.

Tem também a mania da academia.. Mas a melhor mania de todas é a de tomar um suco ou um açaí antes ou depois de se exercitar. Ou simplesmente tomar um suco/açaí com os amigos num dia quente!! E o melhor de tudo é que o país é riquíssimo em frutas, e os sucos são feitos na hora! As cidades estão cheias de casas de suco e casas de açaí! Nada melhor que tomar um suco natural, ou uma água de coco.

areia

.

  •  A Família permanece unida

O sentimento da família está mais que presente na vida dos brasileiros. Família não é só um casal e filhos, mas ela se estende pros tios, avós, tios avós, primos de primeiro, segundo, terceiro grau. Tem vezes que se estende também pras pessoas que trabalham dentro da nossa casa, ou grandes amigos.

E mesmo com as pessoas tendo cada vez menos filhos, e as famílias ficando cada vez menores, o sentimento de conexão da família continua muito forte nas famílias brasileiras. E almoços em família no fim de semana continuam sempre completos.

Em muitos outros lugares, é muito comum do filho sair de casa logo cedo, mas no Brasil, essa saída não é nada imediata. Muita gente continua morando com os pais durante o período entre 20-30 anos, e isso é normal. Creio que muita coisa tem mudado com o passar do tempo, mas em linhas gerais, a família permanece unida.

.

  •  Brasileiros tem vocação pra ser feliz.😀😀😀

Brasileiro sorri pra dar bom dia, dar tchau, pra agradecer, pra conversar. Ser feliz faz parte da nossa rotina!
E eu diria que isso acontece por conta do próprio país em que vivemos. Paisagens lindas, a música, comida, a proximidade das pessoas. A cultura brasileira é uma cultura muito rica no que diz respeito ao afeto.

Mesmo com tantos problemas de infraestrutura e pobreza, as pessoas tem o dom de demonstrar principalmente o sentimento da alegria. É muito mais comum ver duas ou mais pessoas juntas sorrindo do que o contrário. Sem falar que a alegria é contagiante. E brasileiro tem o dom de espalhar esse sentimento!

Espalhados por todo mundo, os brasileiros são os mais felizes, mais amigáveis, as melhores companhias. E essa é minha mais sincera opinião.🙂

ps. Algumas imagens foram retiradas da internet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s