Carcassonne

Castelo e muralhas da cidade de Carcassonne

Com 2500 anos de história, Carcassonne é habitada desde a Antiguidade. Na Idade Média, a cidade foi protegida por um conjunto de fortificações, ficando circundada por uma muralha que até hoje pode ser visitada. No entanto, essa proteção não impediu a sua invasão, tendo sido apoderada pelos Visigodos, pelos Sarracenos e pelos Francos, uns após os outros.
Em 1208, o papa Inocêncio III apela à cruzada contra a heresia Cátara da dinastia Trencavel, e, em 15 de agosto de 1209, a cidade ganha sua independência e assume desde logo a forma de fortaleza, ainda hoje conservada.

Em 1844, o arquiteto Eugène Viollet-le-Duc é encarregado pelo Estado pela restauração de Carcassonne. A cidade, identificada como o melhor exemplo de arquitetura militar medieval, torna-se, assim, um dos maiores projetos de restauração da Europa. E, em 1997, Carcassonne é inscrita na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Carcassonne

  • Como Chegar:

A forma mais fácil de chegar até a cidade é de trem. Dá pra ir de avião também.
No entanto, eu e um grupo de mais 9 pessoas resolvemos alugar um carro em Montpellier.
A viagem foi tranquila e durou cerca de 2 horas, pois a estrada é muito boa. Como fomos em dois carros, tivemos dois tipos de experiência:
Um carro foi pela via expressa, um caminho mais rápido. O outro carro (o que eu estava dirigindo) foi pelo caminho mostrado no GPS. Creio que como ele estava num modo “econômico”, o GPS não foi pela via expressa por conta do pedágio. Com isso, nossa viagem foi numa estrada mais tranquila, com uma paisagem linda, passando por diversas cidadezinhas no caminho. Eu diria que valeu a pena ter ido por esse caminho, apesar dele não ter sido muito agradável na volta por conta da falta de iluminação.

  • O que fazer

Chegando em Carcassonne, estacionamos o carro perto de um “Office de Tourisme”, onde pegamos um mapa da cidade e recebemos algumas informações.

Como tínhamos somente um dia de passeio, resolvemos usá-lo para conhecer a cidadela medieval de Carcassonne (objetivo da viagem). No entanto, se você for ficar lá mais de um dia, dá também pra conhecer o resto da cidade.

Eu diria que a primeira coisa a fazer depois de ultrapassada a muralha é ir conhecer o Castelo, pois ele tem horário de funcionamento para as visitas.

Obs. A entrada é gratuita quem é menor de 26 anos e cidadão ou residente da União Europeia.

No mais, andar pela cidade já é a atração turística. Não deixe de visitar também a Basilique Saint-Nazaire de Carcassonne.

Carcassonne

Carcassonne

Carcassonne

Carcassonne

Carcassonne

carcassonne

Carcassonne

Carcassonne

Carcassonne

Basilique Saint-Nazaire de Carcassonne

Carcassonne

Carcassonne

Veja também um pouquinho sobre:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s