Vale do Loire

O Vale do Loire é uma região única no mundo, também conhecida como o Jardim da França. São mais de 300 castelos e alguns deles são no estilo da Disney.
Pra quem tem um tempo relativamente grande pra visitar a França, o Vale do Loire é uma das regiões que eu mais indico uma visita. Depois de Paris (visita obrigatória), com certeza esse destino está entre os mais tops da França.

Com muita pesquisa, cheguei a conclusão que os principais castelos a serem visitados seriam: Amboise, Chambord, Villandry e Chenonceau.

IMG_5647

Blois – Rio do Loire

IMG_5505

Blois

IMG_5532

Vista de Blois (no caminho para o castelo de Chambord)

A pergunta mais “difícil” de ser respondida é: onde devo me hospedar?
Vou responder explicando porque decidi ficar em Blois.

As duas cidades base seriam Tours e Blois. Eu escolhi Blois pelo simples fato dessa cidade estar mais próxima dos castelos que eu queria visitar com certeza absoluta. O castelo de Chambord fica logo ali, e de quebra ainda dá pra conhecer mais um ou dois castelos.
Os castelos de Amboise e de Chenonceau ficam mais ou menos no meio do caminho das duas cidades (Tours e Blois).
Já o castelo de Villandry (mais conhecido pelos seus lindos jardins) tem o acesso muito mais fácil a partir de Tours. No caso, nós optamos em não ir até Villandry, mas foi opção pra deixar o roteiro mais fácil mesmo.

Sobre a locomoção, vi nos relatos muitas pessoas que alugaram um carro pra conhecer a região. Olha, não acho que seja completamente necessário. O carro dá muita liberdade, mas tem também toda a responsabilidade do carro, preocupação com o estacionamento, etc. Foi tão fácil a locomoção usando ônibus e trem que acho que na verdade essa é a melhor opção pra quem quer ficar com a cabeça livre de responsabilidades.
No entanto, você fica preso aos horários dos ônibus. Mas sinceramente, o tempo que eles te dão entre a chegada do ônibus no castelo e o horário que ele vai te buscar é o ideal pra visitação do castelo.

 

  • Blois, Chambord, Cheverny e Beauregard

Em Blois tem um ônibus chamado Navette Châteaux. O ônibus custa 6euros, sai de Blois, e para nos outros 3 castelos. Você pode pegar o ônibus quantas vezes quiser durante o dia, de acordo com os horários. Com isso, saímos de Blois, visitamos o castelo de Chambord, depois pegamos o ônibus mais uma vez para visitar o castelo de Cheverny. Pra falar a verdade, acho que dois castelos por dia tá de bom tamanho! rsrs Já cansados no fim do dia, optamos por não visitar o castelo de Beauregard (muitas pessoas fizeram a mesma opção).

IMG_5638

Blois

IMG_5488

Blois

 

Não vou explicar aqui sobre a história dos castelos (isso você pode ver na visitação de cada um), mas vou dizer o que mais me chamou atenção neles.
O castelo de Chambord é simplesmente lindo. Todos os detalhes da estrutura do castelo o fazem grandioso!! Já o castelo de Cheverny não tem uma estrutura tão bonita, mas o mais legal desse castelo foi visitar os cômodos, todos lindamente mobiliados.
Uma coisa que adorei conhecer (nunca tinha visto antes) foi o labirinto que tem no jardim do castelo de Cheverny. Na verdade vários outros castelos fazem o tal labirinto, além de jardins cheios de plantas e flores!

 

IMG_0627

Chambord

IMG_5543

Chambord – Entrada

IMG_5557

Chambord

  IMG_5561Chambord

IMG_0794

Cheverny

IMG_5577

IMG_5576

IMG_5587

Jardins – Cheverny

IMG_5634

Cheverny

IMG_5602

Cheverny

IMG_5607

Cheverny

  • Amboise e Chenonceau

O objetivo principal era visitar o castelo de Chenonceau. Então, de Blois, pegamos um trem que ia em direção a Tours e paramos na cidade de Amboise.
Sendo bem sincera, esse passeio só deu certo porque teve uma ajudinha do destino!! Resolvemos pegar o trem beem cedo pra Amboise, e chegando lá caminhamos até o Office de Tourisme. Esperamos ele abrir as 09:30 para perguntar como faríamos para chegar até Chenonceau. Descobrimos às 09:30 da manhã que só teríamos a chance de ir até o castelo se pegássemos o ÚNICO ônibus que saía as 09:45. Outra grande sorte foi que o ônibus saía do Teatro, que fica ali perto do Office de Tourisme.

Levando em conta isso, minha dica é: vá BEM cedo para Amboise pra não perder o único ônibus que leva até o castelo de Chenonceau!

Meu maior conselho seria: Visite o castelo de Chenonceau!!! Ele é simplesmente LINDO! O mais bonito e completo de todos! Sem falar que você mergulha na história dele enquanto passeia pelo castelo, pelos jardins, pela mini fazenda, pelo museu, etc. Esse era o castelo que eu tinha como prioridade pra conhecer e acabou sendo no fim das contas o meu preferido!

Já o castelo de Amboise eu deixei passar. Estava super satisfeita com a visita ao castelo de Chenonceau (e também um pouco cansada já de visitar castelos). Depois da visita, voltamos para Amboise também no único ônibus de volta do dia e ficamos caminhando pela cidade, e comendo alguns doces franceses! Foi um passeio maravilhoso!

IMG_5760

Amboise

IMG_5671

Chenonceau – chegada (vinícula de fundo)

IMG_5694

 

IMG_5695

Chenonceau

IMG_0864

Chenonceau

IMG_0900

Chenonceau

IMG_0882Jardim – Chenonceau

IMG_5706Jardim – Chenonceau

Veja também:

IMG_0900

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s